17/09/08

12º

Li que vai ser obrigatória a conclusão do 12º ano.
É o mesmo que dizer que escolaridade obrigatória deixa de ser em função da idade, logo, passa a ser em função da conclusão do 12º ano.
Alegrem-se meninas e meninos porque vão passar sempre de ano, mesmo que não tenham notas, caso contrário, iremos ter escolas básicas a abarrotar de alunos com vinte e tal anos.
Vem a Sra. Ministra dizer que na geração dela apenas sete por cento dos jovens podia ter acesso ao secundário.
Esquece a Sra. que não era obrigatório, que as famílias viviam com muitas dificuldades e, portanto, todo o agregado familiar tinha de trabalhar para contribuir para as despezas domésticas.
Hoje é obrigatório, mesmo sabendo que a maioria dos pais começa a deitar contas à vida alguns meses antes do início do ano escolar.
O estado ao tornar a escolaridade obrigatória deveria, no mínimo, ceder os manuais durante os anos de obrigatoriedade.
É preciso ter em conta que, só este ano, o preço dos manuais aumentou 6%...
4.341€ é o investimento médio de Portugal por cada estudante.
Fico estupefacta !
Apetece-me plagiar uma frase da Avó Pirueta (espero que ela não me processe) que ilustra claramente esta situação das médias:
"se tu comeres uma galinha e eu nenhuma, na média comemos ambas meia galinha"
19 alunos por turma é a média nacional para o ensino básico.
Tretas. Por cá, são turmas com vinte e muitos...
Cavaco Silva diz: " Se der-mos condições................não nos deixarão ficar mal."
E eu pergunto quando é que ele se dispõe a dar essas condições.

3 comentários:

Moon_T disse...

obrigatoriedade na educaçao...hmm soa optimo. soaria bem melhor se fosse ao menos um gasto minimo ou (sonhador eu) gratuito. é ridiculo ser a escolaridade obrigatoria quando há despesas que acompanham essa obrigatoriedade. Nem se pode dizer que a educaçao é para quem tem dinheiro. é obrigatoria!
simplificando, nao será a educaçao obrigatória , mas sim, gastar balúrdios em propinas, manuais (até estes obrigatórios e diferentes de ano para ano) cada vez mais caros, materiais especificos de uma forma ridicula ( um lapis nao é um lápis??? se uma familia nao tem poses para comprar um computador como pode um trabalho ser exigido em formato informatico?)


realmente... belo país...

enfim... gostei deste canto "pensante".
obrigado

Estranha pessoa esta disse...

:)
Gostei particularmente do teu 'perfil'.
E do verde. E das folhas.
E da porta aberta.
É. Gostei.

Em relação ao post.... As turmas de vinte e muitos alunos é realmente muito difícil chegar a todos, temos que fazer uma ginástica enorme, um jogo de ancas que nunca mais acaba.

"Veja se isto está certo, quero ir ao quadro, não percebo aquilo, mas aquele sinal de menos vem de onde??? Há TPC??? O trabalho é para entregar quando?? Escrevemos no caderno ou na ficha??? "

Isto por quase 30 seres humanos hoje 10 da manhã, numa sala 'mínima' com um quadro de m****, calor... só mesmo gostar muito do que se faz. O importante é sorrir, e suar o amor pelos alunos todos os dias :)

A ministra que vá para a p**** que a p***** (desculpa a linguagem).

Um abraço desassossegado para ti :) ****

Storinha disse...

Olá! Cheguei ao teu blog atraves da Professorinha e vim cuscar...
gostei do que vi por aqui... e depois de ler este teu post até me ri... 19 alunos por turma...é pra rir mesmo
Já no ano passado cheguei a ter 35!! E este ano em 7 turmas so as do CEF tem 20; o resto já vai em 28, com NEE's incluidos!
Seria tão bom ter turmas de 19...